A NAV Brasil é uma empresa pública brasileira responsável pela prestação de serviços de navegação aérea no país. Ela desempenha um papel crucial no suporte à operação segura e eficiente do tráfego aéreo, garantindo a segurança, regularidade e eficácia dos voos no espaço aéreo brasileiro.

A NAV Brasil opera uma ampla rede de unidades distribuídas em todo o território nacional. Essas unidades, denominadas Dependências da NAV Brasil (DNB), desempenham funções específicas e oferecem uma variedade de serviços essenciais para a aviação.

Dependências da NAV Brasil

ADM CENTRAL
ATC, MET e AIS
ATC e MET
ATS e MET
MET e AIS

Vamos explorar os serviços principais das unidades e os serviços que elas fornecem:

Serviços de Controle de Tráfego Aéreo (ATC)

Controles de Aproximação (APP)

Os APP são unidades responsáveis pelo controle do espaço aéreo em grandes áreas geográficas. Eles monitoram e gerenciam o tráfego aéreo em seus respectivos setores, garantindo a separação segura entre as aeronaves e fornecendo serviços de controle de tráfego aéreo, como autorização de voos, roteamento e assistência ao piloto.

Torres de Controle (TWR)

As TWR são unidades responsáveis pelo controle do espaço aéreo em um aeródromo e seus arredores. Elas monitoram e gerenciam o tráfego aéreo que pousa, decola ou cruza a sua área de jurisdição, garantindo a separação segura entre as aeronaves e fornecendo serviços de controle de tráfego aéreo, como autorização de pousos e decolagens, taxi e assistência ao piloto.

Serviços de Meteorologia Aeronáutica (MET)

A NAV Brasil também opera unidades especializadas na prestação de serviços de meteorologia aeronáutica. Essas unidades coletam, analisam e distribuem informações meteorológicas cruciais para as operações de voo, incluindo previsões do tempo, avisos de fenômenos meteorológicos perigosos e apoio meteorológico especializado para os pilotos.

Serviços de Informações Aeronáuticas (AIS)

As unidades AIS têm a responsabilidade de coletar, processar e disseminar informações aeronáuticas importantes para os pilotos e operadores de aeronaves. Elas fornecem publicações e materiais atualizados, como cartas de navegação, procedimentos de voo, informações de aeródromos, restrições de espaço aéreo e muito mais.

Serviços de Telecomunicações Aeronáuticas (COM)

Estas são unidades dedicadas à comunicação com as aeronaves em voo. Elas fornecem serviços de telecomunicações aeronáuticas, como a transmissão de mensagens de tráfego, atualizações meteorológicas, coordenação entre as aeronaves e as unidades de controle de tráfego aéreo, entre outros.


Administração Central

A Administração Central da NAV Brasil é responsável pela coordenação estratégica e supervisão das atividades da empresa. Ela desempenha um papel fundamental na definição de políticas, diretrizes e estratégias para o setor de navegação aérea no Brasil.


Essas são as unidades e os serviços oferecidos pela NAV Brasil. Cada uma delas desempenha um papel fundamental na garantia da segurança e eficiência do sistema de navegação aérea do país. O trabalho conjunto dessas unidades permite que o tráfego aéreo seja realizado de forma segura, organizada e em conformidade com os padrões internacionais.

Pular para o conteúdo