Serviços de Meteorologia Aeronáutica

O Serviço de Meteorologia Aeronáutica abarca os fenômenos meteorológicos que afetam as atividades de Navegação Aérea e as aeroespaciais, contribuindo para a segurança, regularidade e a eficiência destas, por meio do fornecimento de informações meteorológicas aos tripulantes, órgãos de serviço de Controle de Tráfego Aéreo, órgãos que executam o serviço de Busca e Salvamento, Administradores Aeroportuários, Aviação Militar e demais atores da atividade aeroespacial. Adicionalmente, possibilitam o conforto dos tripulantes e passageiros, promovendo a definição de rotas mais rápidas e econômicas para os voos regulares, a otimização do uso do espaço aéreo, bem como o planejamento seguro das operações de pouso e decolagem nos aeroportos.

Os produtos e serviços disponibilizados à comunidade aeronáutica são diversos como: cartas prognósticas das condições de tempo significativo e vento em altitude, mensagens de condições meteorológicas observadas, mensagens de previsão em aeródromos e de área, mensagens de vigilância meteorológica, imagens de satélite e de radar meteorológicos, dentre outros.

No Brasil, o meio oficial de divulgação das informações dos serviços de Meteorologia Aeronáutica é o portal de Meteorologia Aeronáutica do COMAER – REDEMET, que é aberto ao público e pode ser acessado pela Internet, incluindo terminais de autoatendimento, endereço eletrônico www.redemet.aer.mil.br.

No âmbito da NAV Brasil, os serviços meteorológicos são prestados no Centro Meteorológico de Aeródromo Classe 1 (CMA-1) e de autoatendimento, nas Estações Meteorológicas de Altitude (EMA), nas Estações Meteorológicas de Superfície (EMS), e no suporte administrativo aos Órgãos Operacionais, visando garantir a qualidade das Mensagens de Previsão de Aeródromo (TAF), dos Informes Meteorológicos Regulares e Especiais de Aeródromo, das Radiossondagens, dos briefings operacionais e do atendimento aos requisitos dos usuários internos e externos, possibilitando o alcance das metas de desempenho estabelecidas pelo órgão regulador e a excelência na prestação dos serviços.

  • Centro Meteorológico de Aeródromo Classe 1 (CMA)

O CMA-1 compõe a Seção de Previsão do Centro Meteorológico Integrado (CMI) do CIMAER e é designado para prestar apoio meteorológico à navegação aérea nos aeródromos. Na esfera da NAV Brasil o CMA-1 Guarulhos é responsável por elaborar e divulgar a previsão de aeródromo (TAF), e respectivas emendas, para 115 aeródromos em todo o País.

A NAV Brasil também dispõe do autoatendimento em CMA em 38 Dependências, que consiste em um serviço opcional, mediante coordenação com o DECEA, que permite ao usuário utilizar o Terminal de acesso à REDEMET de forma autônoma e consultar as informações meteorológicas necessárias ao planejamento do voo.

  • Estação Meteorológica de Altitude (EMA)

A EMA realiza observações meteorológicas em altitude, por meio de balões e sondas meteorológicas, e as divulga para análise em Centros de Previsão, e uso por modelos numéricos de previsão do tempo.

  • Estação Meteorológica de Superfície (EMS)

A EMS realiza observações meteorológicas de superfície, no aeródromo, para fins aeronáuticos, registra os dados para fins climatológicos, e confecciona informes para divulgação aos usuários do serviço e Centros Meteorológicos de Aeródromo. As Estações de Superfície são divididas em classes, conforme o conjunto de equipamentos, sensores e informações fornecidas para a operação do aeródromo:

a) EMS Classe I (EMS-1): em aeródromos que operam por instrumentos (IFR), e dotados de equipamentos para aproximação de precisão.

b) EMS Classe II (EMS-2): em aeródromos que operam IFR, não dotados de equipamentos para aproximação de precisão, e dotados de serviço de controle de aeródromo.

c) EMS Classe III (EMS-3): em aeródromos que operam IFR, não dotados de equipamentos para aproximação de precisão, e que prestam Serviço de Informação de Voo de Aeródromo (AFIS).

 

DNB – Serviços de Meteorologia Aeronáutica

As Dependências da NAV Brasil que prestam o Serviço de Meteorologia Aeronáutica estão especificadas na tabela abaixo:

Dependência Aeródromo Local MET
DNAT Piloto Osvaldo Marques Dias Alta Floresta/MT EMA / EMS-3
DNBG Comandante Gustavo Kraemer Bagé/RS EMS-3
DNBH Pampulha – Carlos Drummond de Andrade Belo Horizonte/MG EMS-2
DNBU Bauru Bauru/SP EMS-2
DNBW Barra do Garças Barra do Garças/MT EMS-3
DNCJ Parauapebas Carajás/PA EMS-1
DNCP Bartolomeu Lisandro Campos dos Goytacazes/RJ EMS-3
DNCZ Cruzeiro do Sul Cruzeiro do Sul/AC EMS-3
DNDN Presidente Prudente Presidente Prudente/SP EMS-2
DNGO Santa Genoveva Goiânia/GO EMS-2
DNGR Guarulhos – Governador André Franco Montoro Guarulhos/SP EMS-1 / CMA-1
DNHT Altamira Altamira/PA EMS-3
DNIH Itaituba Itaituba/PA EMS-3
DNIL Jorge Amado Ilhéus/BA EMS-2
DNIZ Prefeito Renato Moreira Imperatriz/MA EMS-3
DNJP Presidente Castro Pinto João Pessoa/PB EMS-2
DNJR Jacarepaguá – Roberto Marinho Rio de Janeiro/RJ EMS-2
DNJU Orlando Bezerra de Menezes Juazeiro/CE EMS-3
DNJV Lauro Carneiro de Loyola Joinville/SC EMS-1
DNKG Presidente João Suassuna Campina Grande/PB EMS-3
DNKP Viracopos Campinas/SP EMS-1
DNLO Governador José Richa Londrina/PR EMA / EMS-2
DNMA João Correa da Rocha Marabá/PA EMS-3
DNME Macaé Macaé/RJ EMS-2
DNMK Mário Ribeiro Montes Claros/MG EMS-3
DNMQ Alberto Alcolumbre Macapá/AP EMS-2
DNMS Dix-Sept Rosado Mossoró/RN EMS-3
DNNF Ministro Victor Konder Navegantes/SC EMS-2
DNPB Prefeito Doutor João Silva Filho Parnaíba/PI EMS-3
DNPJ Brigadeiro Lysias Rodrigues Palmas/TO EMS-1
DNPK João Simões Lopes Neto Pelotas/RS EMS-3
DNPL Senador Nilo Coelho Petrolina/PE EMS-3
DNPP Ponta Porã Ponta Porã/MS EMS-3
DNRJ Santos Dumont Rio de Janeiro/RJ EMS-2
DNRP Leite Lopes Ribeirão Preto/SP EMS-2
DNSN Maestro Wilson Fonseca Santarém/PA EMS-1
DNTE Senador Petrônio Portella Teresina/PI EMS-2
DNTF Tefé Tefé/AM EMS-3
DNUF Paulo Afonso Paulo Afonso/BA EMS-3
DNUL Ten Cel Aviador César Bombonato Uberlândia/MG EMA / EMS-1
DNUR Mario de Almeida Franco Uberaba/MG EMS-2
DNVT Eurico de Aguiar Salles Vitória/ES EMA / EMS-1

Para maiores informações sobre nossas unidades, clique aqui.

Pular para o conteúdo