Ouvidoria

Unidade cuja atribuição principal é controlar a participação social e facilitar o acesso do usuário do serviço público aos instrumentos de participação na gestão e na defesa de seus direitos.

A Ouvidoria é o canal para que os usuários, internos e externos, dos serviços prestados pela NAV Brasil, apresentem manifestações. A Ouvidoria também é responsável pela gestão do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).

A Ouvidoria da NAV Brasil compõe o Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (SisOUV) e segue a orientação normativa e a supervisão técnica da Ouvidoria-Geral da União (OGU).

 

Quando procurar a Ouvidoria?

A Ouvidoria não substitui os canais de primeiro atendimento da NAV Brasil. Portanto, antes de recorrer à Ouvidoria, certifique-se que já seguiu todos os trâmites internos de atendimento (exceto em caso de denúncia).

Não fazem parte das manifestações recebidas pela Ouvidoria aquelas de cunho pessoal sem relação com a atuação da Empresa ou aquelas que estejam em esfera judicial.

 

Manifestações de Ouvidoria

Reclamação: Demonstração de insatisfação com o serviço prestado.

Elogio: Demonstração de reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido.

Comunicação: Informação de origem anônima acerca de suposta prática de irregularidade, de ato ilícito e desvios éticos.

Sugestão: Apresentação de ideia ou proposta para o aprimoramento de políticas e serviços prestados.

Solicitação de Providências: Pedido de adoção de providências por parte da Administração.

Simplifique: Pedido para simplificar os serviços prestados pela NAV Brasil através da proposição de uma sugestão ou através da indicação de falhas.

Denúncia: Ato que indica prática de irregularidade, de ato ilícito e desvios éticos, cuja solução dependa da atuação dos órgãos apuratórios competentes.

A Ouvidoria também recebe denúncias destinadas ao Comitê de Auditoria. Mais informações podem ser acessadas nos links disponíveis no campo inferior desta página.

Dicas para compor sua manifestação

  1. É importante que a situação esteja descrita de forma clara e completa;
  2. Sempre que possível e pertinente, incluir datas e fatos detalhados, bem como documentos;
  3. Fotos, imagens, ou quaisquer outros materiais relevantes podem ser anexados, e podem auxiliar na confirmação dos fatos informados;
  4. É importante também lembrar que a Ouvidoria não é um canal de primeiro atendimento, com exceção das denúncias. Sua manifestação deve descrever todas as ações prévias tomadas para tentar resolver o problema.

 

Canais de atendimento

A principal maneira de encaminhar sua manifestação à NAV Brasil é por meio da Plataforma Fala.BR – Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação, cujo acesso pode ser feito pela Internet:

Adicionalmente, o atendimento pode ser realizado presencialmente, na Administração Central da NAV Brasil, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Local: Administração Central da NAV Brasil.

Av. General Justo, 160 – CEP: 20021-130 – Rio de Janeiro – RJ.

 
Pular para o conteúdo