O Grupo de Estudos sobre Planejamento do Espaço Aéreo (GEPEA) do DECEA realizou, nas dependências do Aeroporto Internacional de Fortaleza/CE, no período de 10 e 12 de setembro de 2024, a 14ª Reunião do Grupo para AEROPORTOS, que visa implementar procedimentos de otimização operacional e o RRSM (Mínimos de Separação de Pista Reduzidos) naquele aeroporto, além dos de Porto Alegre, Curitiba, Confins, Brasília, Salvador, Recife, e Belém.

Abiattar Fernando
Abiattar Fernando — foto: NAV Brasil  

Na oportunidade, o Coordenador do Grupo para Viracopos – VCP, Abiattar Fernando de Souza, Coordenador de Tráfego Aéreo da DNB em SBKP, realizou uma apresentação sobre as operações naquela DNB após a implementação do RRSM, ou seja, após a redução dos mínimos de separação entre aeronaves que utilizam a mesma pista no aeroporto de Campinas/SP, seus benefícios e sugestões de melhoria.

Segundo o Coordenador, o trabalho desenvolvido pela equipe da Dependência da NAV Brasil (DNB) no Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas (SBKP) é motivo de grande orgulho, motivando a continuidade pela busca da excelência na prestação dos Serviços de Navegação Aérea.

Os representantes dos aeroportos envolvidos e empresas aéreas tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o processo de implementação, a eficácia dos procedimentos em vigor e de identificar os pontos de atenção que podem ser melhorados previamente para a implementação nos do RRSM em seus respectivos aeroportos.

O Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas foi o primeiro aeroporto de pista simples a implementar o procedimento RRSM. Por este motivo, tornou-se referência nos processos de implementação nos aeroportos abrangidos pelo Grupo de Estudos sobre Planejamento do Espaço Aéreo (GEPEA).

Para o Gerente da Dependência da NAV Brasil no Aeroporto Internacional de Viracopos, Daniel Rodrigues Pires Bezerra, o reconhecimento nestes fóruns externos demonstra a importância do trabalho desenvolvido pelo Grupo para Viracopos (VCP), que é responsável pela elaboração e planejamento de implementação da concepção operacional (CONOPS) para o Aeroporto Internacional de Viracopos.


 “A metodologia adotada pelo grupo para o delineamento e planejamento de implementação dos novos procedimentos foi elaborada com muita qualidade e cuidado, o que permitiu que todas as etapas fossem concluídas satisfatoriamente.” 


O trabalho desenvolvido para o Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas (SBKP) já foi discutido em fóruns internacionais como modelo para outros aeroportos da América do Sul.

Integrantes do Grupo de Estudos sobre Planejamento do Espaço Aéreo (GEPEA)
Integrantes do Grupo de Estudos sobre Planejamento do Espaço Aéreo (GEPEA) foto: NAV Brasil / Divulgação

Assessoria de Comunicação Social da NAV Brasil
Edição: Elizabeth Vieira
Fotos: NAV Brasil
Editor-Chefe: Henry Wender

Pular para o conteúdo