Notícias
O Grupo de Estudos sobre Planejamento do Espaço Aéreo (GEPEA) do DECEA realizou, nas dependências do Aeroporto Internacional de Fortaleza/CE, no período de 10 e 12 de setembro de 2024, a 14ª Reunião do Grupo para AEROPORTOS, que visa implementar procedimentos de otimização operacional e o RRSM (Mínimos de Separação de Pista Reduzidos) naquele aeroporto, além dos de Porto Alegre, Curitiba, Confins, Brasília, Salvador, Recife, e Belém.
Na oportunidade, o Coordenador do Grupo para Viracopos – VCP, Abiattar Fernando de Souza, Coordenador de Tráfego Aéreo da DNB em SBKP, realizou uma apresentação sobre as operações naquela DNB após a implementação do RRSM, ou seja, após a redução dos mínimos de separação entre aeronaves que utilizam a mesma pista no aeroporto de Campinas/SP, seus benefícios e sugestões de melhoria.
Segundo o Coordenador, o trabalho desenvolvido pela equipe da Dependência da NAV Brasil (DNB) no Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas (SBKP) é motivo de grande orgulho, motivando a continuidade pela busca da excelência na prestação dos Serviços de Navegação Aérea.
Os representantes dos aeroportos envolvidos e empresas aéreas tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o processo de implementação, a eficácia dos procedimentos em vigor e de identificar os pontos de atenção que podem ser melhorados previamente para a implementação nos do RRSM em seus respectivos aeroportos.
O Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas foi o primeiro aeroporto de pista simples a implementar o procedimento RRSM. Por este motivo, tornou-se referência nos processos de implementação nos aeroportos abrangidos pelo Grupo de Estudos sobre Planejamento do Espaço Aéreo (GEPEA).
Para o Gerente da Dependência da NAV Brasil no Aeroporto Internacional de Viracopos, Daniel Rodrigues Pires Bezerra, o reconhecimento nestes fóruns externos demonstra a importância do trabalho desenvolvido pelo Grupo para Viracopos (VCP), que é responsável pela elaboração e planejamento de implementação da concepção operacional (CONOPS) para o Aeroporto Internacional de Viracopos.
“A metodologia adotada pelo grupo para o delineamento e planejamento de implementação dos novos procedimentos foi elaborada com muita qualidade e cuidado, o que permitiu que todas as etapas fossem concluídas satisfatoriamente.”
O trabalho desenvolvido para o Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas (SBKP) já foi discutido em fóruns internacionais como modelo para outros aeroportos da América do Sul.
Assessoria de Comunicação Social da NAV Brasil
Edição: Elizabeth Vieira
Fotos: NAV Brasil
Editor-Chefe: Henry Wender