No dia 13 de dezembro de 2023, na Dependência da NAV Brasil em Campinas (DNKP), foi realizado o exercício anual de abandono de área, para treinamento das ações previstas nos Planos de Contingência e Degradação, e no Plano de Resposta a Emergências (PRE). 

Foto divulgação

O evento teve apoio da Gerência de Segurança Aeroportuária da Administração Aeroportuária Local (AAL) de SBKP, e possibilitou a verificação do tempo de resposta de atendimento da equipe de bombeiros civis do aeroporto.  

O exercício envolveu ambiente simulado de incêndio, onde parte do efetivo (com exceção dos empregados que ocupavam posições operacionais nos órgãos ATC, MNT e AIS) evacuou as dependências com o apoio da equipe de brigadistas, sendo orientados a utilizarem as rotas de saída e seguir para o ponto de encontro. Houve também o treinamento de procedimentos operacionais de contingência ATC e identificação de indícios de ato ilícito contra aeronave em voo, o qual foi desenvolvido em tempo real no simulador 3D, com a participação de uma equipe de controladores de tráfego aéreo.

A simulação durou cerca de 41 minutos, entre o disparo do alarme de incêndio e a liberação para regresso dos empregados pela equipe do Serviço de Combate a Incêndio (SCI), sendo atestado como satisfatórios o tempo de resposta e os procedimentos adotados.

Para o Gerente da DNB em SBKP, Daniel Rodrigues Pires Bezerra, “o exercício simulado é uma importante ferramenta de avaliação dos procedimentos previstos nos Planos de Contingência e Degradação e no PRE, pois permite a análise da sua eficácia, além de fornecer subsídios para a melhoria contínua, visando sempre a garantia da continuidade da prestação dos serviços de navegação aérea”.

Foto: Lucio Daou/NAV Brasil
Pular para o conteúdo