Em 15 de maio de 2024, celebramos o Dia Internacional do Serviço de Informação Aeronáutica (AIS). A data remonta ao ano de 1953, quando a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) estabeleceu os Padrões e as Práticas Recomendadas relativos ao AIS. Desde então, esse Serviço vem sendo reestruturado no escopo das novas tecnologias e procedimentos, visando atender às necessidades da constante evolução da navegação aérea.

No Brasil, o Profissional AIS é responsável por receber, verificar, validar e divulgar dados e informações aeronáuticas, englobando a finalidade de Notificações dos Serviços de Tráfego Aéreo (ATS Reporting Office ou “ARO”), que consiste em receber, analisar e encaminhar todas as intenções de voo (conjunto de informações relativas a um voo programado) em todo o território brasileiro, incluindo águas territoriais, jurisdicionais e o espaço aéreo que tenha sido objeto de acordo internacional de navegação aérea.

À medida que avançamos na era da Gestão da Informação Aeronáutica (AIM), na qual o compartilhamento e integração da informação aeronáutica digital está cada vez mais rápida, eficaz e inteligente, é fundamental reconhecer o vasto conhecimento e dedicação do Profissional AIS, que trabalha diligentemente para administrar e produzir produtos de informações aeronáuticas confiáveis e de qualidade, em tempo hábil aos usuários do Sistema.

Foto Divulgação

No âmbito da NAV Brasil, a prestação do Serviço de Informação Aeronáutica conta com a destreza, habilidade e comprometimento de profissionais especializados, garantindo a consistência, a precisão e a confiabilidade das informações fornecidas aos pilotos, controladores de tráfego aéreo, operadores de estação aeronáutica e órgãos da aviação.

A NAV Brasil, reconhece o compromisso e a expertise dos Profissionais AIS no exercício desse papel fundamental, que prima por garantir a segurança, a regularidade e a eficiência da navegação aérea, e parabeniza a todos pela excelência na prestação deste serviço.

Pular para o conteúdo