Colaboração: Lucio Daou

No período de 15 a 24 de maio, a Marinha do Brasil (MB) realizou a Operação “Southern Seas – 2024”, com a visita oficial de quatro navios dos Estados Unidos da América (EUA) ao Rio de Janeiro, incluindo o Porta-Aviões USS George Washington (CVN 73). Durante o evento, a DNB em SBRJ interagiu com as aeronaves integrantes do exercício, ratificando o elevado nível profissional de seus integrantes.

 A “Southern Seas – 2024” teve como objetivo realizar operações navais e aeronavais com a Marinha dos EUA (USN) e a Guarda Costeira dos EUA (USCG), a fim de ampliar a interoperabilidade das Forças envolvidas e fortalecer a cooperação e os laços de amizade entre a MB, a USN e a USCG, contribuindo para a atuação da Marinha do Brasil no âmbito da Diplomacia Naval.

Como parte do evento, no dia 22, foi realizada uma cerimônia em que houve o sobrevoo de dois caças AF-1 da MB sobre o navio americano USS George Washington, ancorado na Baía de Guanabara/RJ, próximo ao Aeroporto Santos Dumont (SBRJ). Para uma operação como esta ocorrer em segurança, diversas medidas de controle de tráfego aéreo foram aplicadas, garantindo o afastamento operacional entre todas as aeronaves em atividade naquele instante (aquelas realizando pousos e decolagens, ou cruzando o espaço aéreo de jurisdição da Torre, a chamada ‘CTR-Rio’).

O planejamento e a coordenação do evento envolveu a participação de diversos órgãos, dentre os quais, o DECEA, CRCEA-SE, CGNA e a Marinha do Brasil, entre outros. A harmonia e a exatidão de ações entre os órgãos de controle do espaço aéreo (Controle de Aproximação – APP-Rio e  Torre de Controle da DNB em SBRJ) foi essencial para garantir a segurança dos voos, principalmente com a manutenção de uma comunicação assertiva entre toda a equipe, destacando-se a elevada consciência situacional mantida durante toda a operação – habilidades cruciais para a tomada de decisão.

Na Torre de Controle Rio (TWR-RJ), o sucesso da operação foi resultado do trabalho em equipe, que, na ocasião, era composta por Bárbara Sbruzzi (Coordenadora de Segurança Operacional), Ludmila Húngaro (Coordenadora em exercício da TWR), Henrique Cardoso (Encarregado da TWR, que liderou o processo), Karoline Cardoso (ATCO em função), Peterson de Assis (ATCO em função), Ricardo Barcellos (ATCO em função) e Francisco Vinicius (ATCO em função).

Colaboração: Lucio Daou

A  Gerente da DNB, Andrea Cavalcanti, reforçou, por fim que, “o Rio de Janeiro, notadamente a Baía de Guanabara, no entorno do Aeroporto Santos Dumont,  é constantemente palco de eventos desta natureza; e, por mais que os ATCO da Torre de Controle estejam habituados a este tipo de operação, a cada evento se faz necessário ter foco e atenção, e os ATCO da TWR RJ o fizeram  com maestria”.

A NAV Brasil parabeniza a equipe da DNRJ pelo comprometimento e pela excelência com que cumpriu seu papel, garantindo o êxito da operação.

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